25/03/2009

COMUNICADO

Senhores Pais ou Responsáveis:

A EMEB "Dona Sinhazinha" comunica que não haverá aula:
Apenas para o 4º Ano A
Dia: 27/03/2009 (sexta-feira)
Motivo: a professora Florisa irá a uma reunião no Departamento de Educação.

A Direção.
UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

Histórico da Escola

Esta escola foi criada com o nome de 3º Grupo Escolar de Mogi Mirim, por Decreto nº 28, publicado a 30/03/58. Foi instalado em 16/02/59;
1 – pela criação de 3 classes por Decreto nº 4, publicado a 05/08/58;
2 – pela lotação de uma classe por Decreto nº 12, publicado a 13/11/58;
3 – pela anexação da Escola Mista do Bairro do Aterrado, por Ato nº 5, publicado a 06/11/58.
TOTAL: 05 classes.

De início, funcionou em prédio alugado, sito à rua do Aterrado, nº 211. Pela Lei 5.659, de 11, publicada a 13/05/60, passou a denominar-se Grupo Escolar “Dona Sinhazinha”. A partir de 01/08/1960, passou a funcionar em prédio próprio, construído pelo IPESP, à rua Dr. Artur Cândido de Almeida, sem número, no bairro Nova Mogi.

Pelo Decreto-lei nº 30, de 02/04/69, o prédio passou a ser propriedade do Estado. Por Resolução nº23, da SE de 27, publicado no Diário Oficial de 28/01/76 com base nos Decretos 7.400, de 30/02/75, 2.957 de 04/12/73 e ainda considerando o disposto no Plano Estadual de Implantação da Lei 5.692/71 e aprovado pelo Parecer 990/72, do CCE, que dispõe sobre Reestruturação da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, o Grupo Escolar “Dona Sinhazinha” é transformado em ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU “Dona Sinhazinha”. Até então, denominada E.E. “Dona Sinhazinha”, atendendo à lei 3.484 DE 19/06/01, o qual autoriza o poder executivo municipal a celebrar convênio com o governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação objetivando a implantação e o desenvolvimento do programa de ação e parceria de educação entre estado-município para atendimento do Ensino Fundamental e ao Decreto nº 3.372 de 26/01/2002, o qual dispõe sobre a criação de Escolas Municipais foi municipalizada em 19/12/04 e passou a denominar-se EMEF “DONA SINHAZINHA”.

Em 17/01/2007, pelo Decreto nº 4.025 passa a ser denominada E.M.E.I.E.F. “DONA SINHAZINHA”, se agrupando nesta a EMEI “Prof. João Batista Guilherme Costa”, assim denominada conforme Lei 2.551 de 25/11/1993, situada à Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, 275 – Nova Mogi, neste município, mais conhecida por “EMEI Estrela de Luz”.
Em 15/02/2007, pela Lei nº. 4.301 a qual dispõe sobre a alteração da denominação da Unidade Escolar passando, nesta data, a E.M.E.B. “DONA SINHAZINHA”. Na seqüência as leis e decretos referentes à nomeações e denominações de escolas, programa de ação e parceria educacional Estado-Município, criação das escolas municipais.
PATRONA DA EMEB “DONA SINHAZINHA”

PROFESSORA GUILHERMINA JANUÁRIO DOS SANTOS - “DONA SINHAZINHA”


Dona Sinhazinha, cujo nome completo é GUILHERMINA JANUÁRIO DOS SANTOS, nasceu em Mogi Mirim, aos 08 de Agosto de 1866, e a terra que lhe deu o berço, deu-lhe também o túmulo, em 26 de Julho de 1954.

Foram seus pais o Dr. Francisco Alves dos Santos e dona Maria Januário da Cunha Santos, ele politicamente militante, dominou por muito tempo a situação local nos tempos agitados de eleições barulhentas, ela, pessoa bondosa e caritativa, angariou respeito e estima da sociedade que ornou no exercício do bem e da caridade.

Com essa herança de elevada tradição espiritual plasmou-se o caráter moral da filha Dona Sinhazinha, que viria a ser professora competente e compreensiva a conduzir com perseverança abnegada a população estadual de sua época.

Dona Sinhazinha iniciou seus estudos primários no colégio Santa Cruz de Mogi Mirim, dirigido por Dona Arlinda Barata Ribeiro, e os concluiu em São Paulo, no colégio de Dona Rita Leopoldina da Silva. Na antiga Escola Normal da Rua do Carmo em São Paulo, diplomou-se professora.
Em 1888 iniciou o magistério no Colégio Americano de Mogi Mirim. A seguir, ingressou no magistério público, regendo a terceira Escola de Itatiba.

Por decreto de 13 de janeiro de 1900, foi criado o Grupo Escolar “Coronel Venâncio” e em 10 de fevereiro do mesmo ano, Dona Sinhazinha foi nomeada adjunta, com exercício nesse estabelecimento de ensino primário, o primeiro Grupo Escolar instalado em nossa terra, em que se anexaram as 7 escolas públicas existentes no Município. Depois de 32 anos consecutivos, de exemplar e proveitosa dedicação à instrução pública, aposentou-se Dona Sinhazinha, em 16 de junho de 1920.

Com eficiente cooperação de Dona Sinhazinha, auxiliada pelas senhoras Mariana Rodrigues do Prado, Ubaldina da Cunha Luz e Maria Carolina de Almeida, foi possível ao Monsenhor Moisés Nora conseguir a criação do Colégio Imaculada Conceição de Mogi Mirim, que se instalou em 17 de março de 1912.

Dona Sinhazinha, a pregadora do ensino primário, tornou-se a pioneira do ensino secundário entre nós, contribuindo com seu calor, esforço e clarividência para o estabelecimento da Primeira Escola Normal de nossa cidade. Foi ela mesma que recebeu carinhosamente as primeiras religiosas “Filhas de Jesus” procedentes da Espanha, acompanhando-as, confortando-as nos primeiros e difíceis contatos que, como estrangeiras, encontraram no meio diferente de língua diversa em que passariam a viver.

Foi ela a primeira professora de português não só das primeiras madres recém-chegadas como também das alunas do Colégio de 1913 a 1928.

Enquanto lecionou no Colégio ela era quem organizava horários, banca de exames, festas, e se responsabilizava pelos discursos como também pela correção de cartas de alunas internas.
De alma nobre, coração generoso e bem formado, inteligência lúcida, temperamento alegre, tudo fazia para mitigar o desejo insopitável de instruir e educar a criançada e a juventude, o encanto de sua profícua existência. Burilado seu espírito no adestramento da expressão oral e gráfica do pensamento, contagiava a mocidade, que ao seu contato, se rivalizava na competição do saber. Por seu trabalho no Colégio afã de transmitir a outrem os conhecimentos humanos em troca da satisfação do dever cumprido.

Para grande contentamento das religiosas, passou a residir no Colégio Imaculada até que, para fazer companhia a Dona Izabel da Costa Ferreira (Dona Aninha), a colega leiga, amiga inseparável de todos os tempos, mudou-se para uma casa na rua Voluntário Chiquito Venâncio em que, juntas, viveram até a morte, isoladas e esquecidas das gerações que tanto se beneficiaram ao calor salutar de sua assistência moral e cultural; viveram, porém, o bastante para receberem por fim, no salão de festas do Grupo Escolar “Coronel Venâncio”, no dia 09 de junho de 1946, justa e merecida homenagem do corpo docente e discente do estabelecimento de ensino no qual por muitos anos exerceram o magistério. A essa festa de merecimento e gratidão compareceu, alegre e agradecido, o povo que elas ajudaram a crescer e progredir. Nessa oportunidade, contava Dona Sinhazinha com 80 anos de idade, e Dona Aninha, 91. A homenagem constou da inauguração de placas com seus nomes nas salas de aula em que lecionaram, assim como da colocação de seus retratos no estabelecimento.

Tornaram-se, pois, patronas das salas de aulas em que, como mestras missionárias, pontificaram no passado a fim de que as lembranças expressivas de suas imagens venham a ser luzes dirigentes no caminho palmilhado pelas novas linhagens de professores primários, genuínos sustentáculos colunares da estruturação da cultura de um povo.

Ao morrer, deixou Dona Sinhazinha aos pastores, legado imperecível de grandeza moral, de desprendimento e de renúncia a enriquecer o patrimônio espiritual da nacionalidade. As religiosas do Colégio Imaculada, exigiram que seu corpo repousasse em sua capela, antes de sepultamento, como carinhosa e última homenagem das beneficiadas a sua grande e dedicada amiga, que desaparecia de seu convívio, mas continuava viva para sempre em seus corações reconhecidos.

Finalmente, por iniciativa acertada do Deputado Nagib Chaib, teve Dona Sinhazinha, como homenagem póstuma, o seu nome ligado para sempre ao Terceiro Grupo Escolar de Mogi Mirim.
HINO DO GRUPO ESCOLAR "DONA SINHAZINHA"

Grave em ouro nos fastos da história
Este nome que o Grupo bendiz
Ourolado de rútila glória
Heroína de nosso País

Também somos, da pátria, esperanças
Fronte erguida, risonha e louçã
Se hoje somos singelas crianças
Vamos ser o Brasil de amanhã

Gratidão, és do céu mensageira
Em noss’alma quiseste habitar
Esta flor delicada a primeira
Que se abriu neste “Grupo Escolar”
PERFIL DO ALUNO QUE A EMEB “DONA SINHAZINA” QUER AJUDAR A CONSTRUIR

- Uma pessoa autônoma, curiosa, com capacidade de continuar aprendendo sempre;
- Uma pessoa consciente de suas capacidades e habilidades, persistente em busca de seus objetivos e com uma boa auto-estima;
- Uma pessoa que tem espírito coletivo, que sabe:
- Trabalhar em equipe;
- Ouvir e se fazer ouvir;
- Empática;
- Divide tarefas;
- Comunica-se com clareza;
- Tem clareza em suas opiniões;
- Faz concessões em prol de objetivos comuns;
- Uma pessoa inserida no contexto social: participativa, crítica, transformadora e comprometida com valores morais e éticos.
- Uma pessoa que pauta suas ações por:
- Respeito ao próximo;
- Respeito pelo meio ambiente;
- Respeito pela diversidade cultural, religiosa, racial, sexual, econômica, ética e política.
- Valoriza o que tem: família, saúde, recursos materiais, estudo, oportunidades.
- Uma pessoa que é capaz de pensar e questionar e se posicionar frente a constantes mudanças e transformações:
- Situar-se no contexto;
- Pensar globalmente, agir localmente;
- Enfrentar as incertezas e as dúvidas;
- Questionar verdades ditas “definitivas”;

- Adquirir diversas técnicas de aperfeiçoamento e tecnologia.

O Circo


Alunos do 5º ano B, professor Itagiba , homenageam o "Dia do Circo" - 27 de Março.

Parabéns aos profissionais circenses que com sua arte trazem alegria, magia e encantam a todos.

22/03/2009


22 de Março - Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 e a cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido?
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data?
Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

16/03/2009

Atenção mamãe: Não haverá aulas:
19/03 (quinta-feira) - Feriado
20/03 (sexta-feira) - Reunião Pedagógica
23/03 ( segunda-feira) - Reunião pedagógica para os professores da Educação Infantil. NÃO HAVERÁ AULAS SOMENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: INFANTIL IV E V, as demais salas terão aula normal.
Informamos também o novo horário de atendimento da secretaria:
Manhã..................................7h00 às 10h00
Tarde.................................13h00 às 16h00
Bom descanso a todos!!!
Exposição de Poesias - 3º ano A - Professora Mara


Nos dias 12, 13 e 16 de Março, alunos do 3º ano A, fizeram uma linda exposição de poesias, piadas e curiosidades, pais e comunidade prestigiaram o evento. Foi um sucesso!!!

07/03/2009

Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis. Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força. Que ganha o mundo com sua coragem. Que traz paixão no olhar.
Mulher,
Que luta pelos seus ideais. Que dá a vida pela sua família.
Mulher,
Que ama incondicionalmente. Que se arruma, se perfuma. Que vence o cansaço.
Mulher,
Que chora e que ri. Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas, cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas, amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
EMEB "Dona Sinhazinha"
BEM-VINDO AO BLOG DA E.M.E.B "DONA SINHAZINHA"!

Esta é a nossa primeira postagem. Estaremos utilizando este blog
para compartilhar os acontecimentos de nossa escola.
Até mais.