16/05/2014

Projeto leitura de mãos dadas com os valores essenciais ao convívio social.

Eram quatro vezes, quatro leituras Matilda, A fantástica fábrica de chocolates, Diário de um banana- Vol 1 e 2 .  As bruxas.
Este projeto se destina á  alunos dos 4ºs anos da E.M.E.B. “Dona Sinhazinha”
As expectativas para o ensino nos anos iniciais orientam-se em torno do uso da linguagem oral e escrita. Com o aparecimento de novos meios de comunicação, nas diferentes sociedades foram sendo criadas diferentes maneiras de organizar textos orais e escritos. A leitura dos livros escolhidos vem fazer uma ponte entre a fixação e o mundo real dando uma função social e contextualizada ao conhecimento adquirido.
Os principais objetivos são:
*    Desenvolver habilidades na leitura de diferentes gêneros textuais, literatura e filmes;
*    Através destes gêneros comparar, identificar e diferenciar os meios de comunicação;
*    Ajustar a modalidade de leitura ao propósito e ao gênero;
*    Apreciar textos literários;
*    Participar de situações de intercâmbio oral que exijam: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores.
         No final do projeto, esperamos que os alunos desenvolvam diferentes habilidades em diferentes situações de comunicação oral.
Hoje os alunos dos 4ºs anos assistiram na data de hoje 16-05-2014  ao filme A Fantástica fabrica de chocolates, baseado no livro de Roald Dahl, que vem de encontro ao projeto desenvolvido por todos os alunos da escola Dona Sinhazinha,  idealizado pela Secretaria da Educação: “De mãos dadas”. O filme evidencia valores como amizade, bondade, amor e obediência, além de abrir um grande espaço para debate sobre os relacionamentos familiares, bem como, a importância da família no desenvolvimento ético dos filhos.

Os alunos leram o livro A fantástica fabrica de chocolates  e assistiram ao filme, houve debates, e os grupos confeccionaram cartazes defendendo os conceitos apresentados e apreendidos.