08/03/2013

RECREIO CONSTRUTIVO
 
Segundo MELLO (1989, p. 31) a recreação, quando proposta de maneira significativa, leva a criança a vivenciar estímulos motores, seu raciocínio lógico está sendo experimentado e solicitado. A relação com outras crianças desenvolve aspectos emocionais e sociais.
“Recreio”, deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim recreare indica a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, causar alegria, prazer ou brincar.
No entanto, há em nossa escola a preocupação com a maneira como nossos alunos tem ocupado o seu tempo de recreio. Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Recreio Construtivo. Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, de construção do conhecimento onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.
Todas as sextas-feiras os alunos de uma turma preparam uma apresentação para os colegas de outras classes durante 15 minutos do recreio. As apresentações são: teatro, música, poesia, jornal, jogral, dança, apresentações circenses, entre outras. Momento de descontração e envolvimento de todos da Unidade Escolar.